Arteris ViaPaulista finaliza construção de passarela em trecho entre Ribeirão e Bonfim Paulista

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O investimento da concessionária com a construção da passarela foi de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

A Arteris ViaPaulista finalizou a construção da passarela de pedestres da Rodovia José Fregonezi (SP-328), eixo viário que interliga Ribeirão Preto ao distrito de Bonfim Paulista, localizada no km 311+350. A entrega proporcionará muito mais segurança e conforto aos pedestres e motoristas.

O investimento da concessionária em segurança viária com a passarela foi de aproximadamente R$ 1,8 milhão e se fez necessário devido à expansão imobiliária na região e maior adensamento urbano.

O local definido para a implantação foi escolhido por ser polo gerador de travessia, com a presença de muitos pedestres, funcionários e prestadores de serviço que trabalham nos condomínios entre Ribeirão e Bonfim. No trecho em que a passarela está construída a velocidade regulamentada é de 90 km/h.

Antes da construção de dispositivos de travessia, a empresa desenvolve vários estudos para constatar a necessidade do investimento e perfil dos usuários, o último deles foi realizado no segundo semestre de 2022.

No trecho em Bonfim no qual a passarela será entregue, 77% dos usuários informaram à época que precisavam atravessar a rodovia de segunda a sexta, e que a travessia era necessária para ir ao trabalho, razão apontada por 82% dos entrevistados; 13% disseram que atravessavam para se deslocar ao hospital próximo. O estudo indicou ainda que 78% dos usuários que faziam a travessia a eram mulheres.

Além do investimento da empresa em sinalização e dispositivos de controle e aferição de velocidade, a companhia realiza também ações de conscientização com pedestres e ciclistas sobre travessia segura e em locais adequados.

A obra integra o cronograma de investimento da concessionária e está alinhada ao PRA (Plano de Redução de Acidentes), que tem como meta a diminuição em 67% dos casos de acidentes envolvendo atropelamento em todo o trecho até 2030.

A passarela implantada está de acordo com as normas vigentes de acessibilidade para portadores de deficiência visual e com deficiências relacionadas à locomoção e em conformidade om as normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A estrutura é de concreto com aço e conta com tela de proteção, iluminação com lâmpadas de led, guia rebaixada, piso tátil e rampa de acesso com corrimão. A obra envolveu ainda serviços complementares, como implantação de telas de proteção.

Vale destacar que, em 2020, foram entregues duas passarelas no trecho de Igaraçu do Tietê; em 2021, foram remodeladas passarelas em Franca e Araraquara e, em maio de 2023, foi inaugurada uma nova travessia no perímetro urbano da SP-304, em Jahu. Além da passarela localizada entre Bonfim e Ribeirão Preto, a empresa deve entregar também neste mês uma passarela implantada na Rodovia Deputado João Lázaro de Almeida Prado (SP-255), km 203 em São Manuel.

Estatísticas e prevenção

Segundo estudo divulgado pela Agên¬cia de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), 10% dos atropelamentos na malha concedida paulista ocorrem próximo às passarelas.

Estatísticas apontam que os pedestres ocupam uma parcela significativa nos casos de aci¬dentes registrados em rodovias. Em 2021, foram registrados 639 atropelamentos de pedestres na malha concedida do Esta¬do, sendo que 61 deles (cerca de 10%) aconteceram a cerca de 200 metros das passarelas.

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